Com mortes disparando, até quando poderemos usar o humor contra o Covid-19?

Como se previa, a situação do novo Coronavírus é realmente grave. Diferente da gripezinha que muitos pensavam que seria, o Covid-19 já infectou quase 2 milhões de pessoas no mundo, matando mais de 100 mil.

Desde o início da pandemia, os brasileiros estão usando o humor para lidar com essa situação complicada. Bem, a tática, digamos assim, é muito boa. No entanto, talvez isso não possa mais ser feito em breve.

Os números estão disparando, aliás, já devem estar estourando, no entanto os testes são raros e a informação oficial não condiz com a realidade. Na teoria, são 19.943 casos no país, além de 1.074 mortes. Números de 14 de Abril de 2020. Na prática, não seria espanto se o número de vítimas fosse 3 vezes maior.

Ainda assim, praticamente toda a internet ainda lida com o problema através das piadas e memes. No entanto, relatos desesperadores de pessoas que sofreram da doença e de parentes que perderam entes queridos estão cada vez mais comuns.

Nossos mortos ainda por cima não poderão ter um funeral digno, parentes e amigos não terão a chance de se despedir, e muitos podem ser enterrados em vala comum. Nos EUA já são mais de 2 mil mortes por dia, talvez a população de seu bairro.

A questão é: Com cada vez mais pessoas próximas padecendo do Covid, até quando conseguiremos levar a situação com humor?

Afinal, ainda nem chegamos perto do pico de casos e o sistema de saúde já está colapsado. Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus, afirmou ontem que a capital já está em colapso funerário.

“Está havendo um colapso funerário, os enterros estão crescendo de maneira exponencial, as mortes. É uma situação que deixa as pessoas nervosas, estressadas. Atitudes como a do presidente, que sai tranquilamente às ruas e mostra que para ele não há perigo em nada, fazem com que hoje muitas ruas em Manaus estejam cheias de carros”, disse.

O problema principal da maioria das cidades é o baixo número de respiradores. Por consequência morrem muito mais pacientes, causando também o colapso funerário.

Mas enfim, depois de piadas, lives e BBB, o certo é que o país tende a padecer de uma tristeza geral, e isso pode estar bem mais próximo do que se imagina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s