OMS faz alerta sobre crise mundial de saúde mental por causa da pandemia

O mundo está vivendo uma das maiores pandemias de sua história, e possivelmente a maior que nós viveremos. Entretanto, as consequências diretas e indiretas do Covid-19 ainda podem causar muito dano na sociedade, e é sobre isso que a Organização Mundial da Saúde alerta.

Nesta quinta (14), especialistas da organização chegaram à conclusão de que uma crise mundial de saúde mental se aproxima. “O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico – todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico”, disse Devora Kestel, chefe do departamento de saúde mental da OMS.

Durante a apresentação de um relatório e uma diretriz, ela afirmou que a pandemia está impactando o bem estar e a saúde mental de sociedades inteiras. Segundo Kestel, o número de pessoas com ansiedade e depressão já aumentou consideravelmente.

Grupos de risco

Ainda de acordo com Kestel, os grupos de risco são as crianças e os jovens, que estão isolados, sem interação social e sem escola, e os profissionais de saúde.

Os jovens já são o maior grupo de risco no desenvolvimento de transtornos psicológicos e a pandemia agrava isso pois eles estão muito isolados. Os profissionais de saúde correm risco porque estão presenciando milhares de mortes e situações emocionalmente estressantes.

Kestel também citou o aumento da violência doméstica, e afirmou que as pessoas também estão sujeitas a sofrer por questões econômicas, afinal, muita gente está sem trabalhar e não consegue sequer ter o sustento alimentar.

A OMS divulgou o relatório com o intuito de alertar os países para que eles tomem providências de combate a essa nova crise que se aproxima. Kestel alertou para que os governos criem políticas para “reduzir o sofrimento imenso de centenas de milhões de pessoas e mitigar os custos sociais e econômicos de longo prazo à sociedade”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s