transtorno histriônico

Você conhece o Transtorno Histriônico? Ele tende a ser confundido com a Borderline

Existem muitos transtornos psicológicos que afetam a saúde das pessoas, um deles é um pouco menos famoso do que os outros: O Transtorno Histriônico (TPH).

Para quem não conhece, o transtorno histriônico leva pessoas a usarem sua aparência e personalidade na tentativa de chamar a atenção dos outros. Ele não é tão estudado, mas as pesquisas até então sugerem que afeta < 2% da população e é desenvolvido na maioria das vezes por mulheres.

Existe um certo debate sobre o fato da personalidade histriônica ser um transtorno separado ou não, já que boa parte dos diagnosticados possuem diagnósticos prévios de outras doenças. Geralmente, os transtornos borderline, depressivo maior, narcisista e antissocial são a base barra se desenvolver a histrionia.

A causa do transtorno não é bem definida, no entanto tem relação com o desenvolvimento da pessoa na infância.

Guido Cagnacci (Italian, Sant’Arcangelo di Romagna 1601–1663 Vienna) The Death of Cleopatra, ca. 1645–50 Oil on canvas; 37 3/8 × 29 1/2 in. (95 × 75 cm) The Metropolitan Museum of Art, New York, Purchase, James and Diane Burke Gift, Gift of J. Pierpont Morgan, by exchange, Friends of European Paintings Gifts, Gwynne Andrews Fund, Charles and Jessie Price and Álvaro Saieh Bendeck Gifts, Gift and Bequest of George Blumenthal and Fletcher Fund, by exchange, and Lila Acheson Wallace and Michel David-Weill Gifts, 2016 (TR.656.2015) http://www.metmuseum.org/Collections/search-the-collections/670765

Sobre os sintomas

A principal característica do transtorno histriônico é o fato de que quem sofre com ele busca ser o centro das atenções sempre, tendo crises depressivas quando o objetivo não é alcançado.

As pessoas com esse transtorno tendem a ser bastante dramáticas, exagerando na manifestação de sentimentos. Elas podem chegar a mentir ou inventar histórias mirabolantes para cativar a atenção de quem está ao seu redor. Quem vê tais atitudes chega a perceber a superficialidade dos atos, como se a pessoa estivesse realmente atuando.

Outro traço bem comum é a tentativa de seduzir os outros. Quem sofre com esse transtorno tenta usar sua aparência como forma de impressionar, e muitas vezes isso acontece de maneira sexual. Sendo assim, tais pessoas tendem a exibir seu corpo desenfreadamente, até mesmo em situações inapropriadas.

A pessoa que padece com o transtorno também tende a acreditar que possui relacionamentos mais próximos do que a realidade. Ela pensa, por exemplo, que agrada todo mundo e todos gostam dela. Mesmo assim, outra forte característica da histrionia é o fácil aborrecimento. Pessoas histriônicas tendem a ‘trocar’ de amigos, parceiros e empregos com frequência, tudo pois as atitudes delas buscam uma satisfação imediata, não futura.

Quem sobre de histrionia também costuma ser muito sugestionável ou até mesmo a agir de forma submissa, a pessoa faz o que achar melhor para obter a atenção dos outros. Aliás, tais atitudes mudam constantemente sob a influência de diferentes pessoas. Em um momento podem agir com submissão, em outro com autoritarismo.

transtorno histriônico

As formas usadas para chamar a atenção são ilimitadas. A pessoa com o transtorno pode crer que chamará a atenção com nudez, com uso de drogas, com brigas, com declarações polêmicas e infelizmente, até mesmo com tentativas de suicídio.

Podemos enxergar tais sintomas do transtorno como maneiras de prender as pessoas. Histriônicos têm medo de que as pessoas ao seu as abandonem e acabam tentando exageradamente serem vistas. Embora possam mentir para que sejam notadas, as pessoas com esse transtorno tendem a ter um forte apego emocional real com os outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s