Pode ser que você não saiba o que é anedonia, no entanto com certeza já se desgastou muito por causa dela. Bem, quem não gosta de dar aquele rolê numa praia, num bar ou mesmo ler um livro?
A vida definitivamente nos proporciona muitos prazeres e há muita beleza e entusiasmo disponíveis para todos nós. O problema é que há pessoas que não conseguem sentir contentamento com essas coisas, mesmo gostando delas de fato. Tal situação é chamada de anedonia, o sintoma mais terrível da depressão.
A anedonia não é uma doença, ela é um sintoma de várias enfermidades, principalmente as psicológicas. Ela faz com que fiquemos sem vontade até mesmo de comer, de tomar banho, ou de ter relações sexuais. Resumidamente, anedonia é a incapacidade de sentir prazer.
A anedonia tira todo nosso ânimo, inclusive nas coisas que mais gostamos. Ficamos angustiados porque não conseguimos encontrar nada que nos agrade, e consequentemente nos sentimos ainda pior por acreditar que existe algo de errado conosco. Como diz Tim Bernardes em Melhor Do Que Parece: ‘Eu tenho achado tudo chato, tudo ruim. Será que o chato aqui sou eu?’.

No entanto, devemos ter consciência de que isso é uma condição mental causada pelo transtorno, e isso precisa ser tratado como tal. A música ‘Melhor Do Que Parece’, do álbum homônimo da banda ‘O Terno’ explicita a anedonia.
Esse é o primeiro texto de uma série de análises de músicas que pretendo fazer, todas visando falar sobre questões psicológicas. Claro que a interpretação das músicas (assim como qualquer arte) é algo subjetivo e pessoal, sendo assim, sinta-se livre para discordar e enxergar coisas diferentes.
