No fim de Maio, mais um caso de racismo sofrido por um homem negro ganhou destaque internacional. Christian Cooper estava observando pássaros em Nova York quando uma mulher branca chamada Amy Cooper se irritou com ele.
Ela ficou insatisfeita por ele pedir para que ela colocasse seu cão na coleira e afirmou que chamaria a polícia para ele: ‘Vou dizer a eles que um homem afro-americano está ameaçando minha vida’. Ela chamou, no entanto estava sendo gravada, e o vídeo acabou viralizando.
Mais uma vez a maneira como negros são tratados mesmo não fazendo nada de errado foi debatida. Amy foi indiciada nesta segunda (6) por causa do vídeo, ela poderá ter uma pena máxima de um ano de prisão ou três anos de liberdade condicional, além de multa de até US$ 1.000, que cá entre nós é muito baixa.
Cooper disse ao Washington Post: ‘Não acho que haja uma pessoa afro-americana na América que não tenha experimentado algo assim em algum momento’.
Gostou do texto? Sou dono do blog ‘O Lado B’ e tenho um livro publicado chamado ‘desamparo’. Nele há poesias sobre existencialismo e absurdismo. Caso você possa e queira, compre a versão física ou o e-book na Amazon. Obrigado!