Não! Você não precisa aceitar abuso emocional só porque é de um parente

Infelizmente, a maioria dos transtornos psicológicos que uma pessoa desenvolve é consequência de um âmbito familiar conturbado. Um local que deveria ser de acolhimento, na maioria das vezes acaba fazendo mal para as pessoas que nele vivem.

O abuso emocional é muito comum, e muitas vezes crescemos e nos desenvolvemos em relacionamentos abusivos sem sequer saber que são desaforos.

Normalmente esse mal vem de pessoas próximas e acreditamos que por serem familiares, eles têm o ‘direito’ de agir de tal modo. No entanto isso é completamente equivocado, você não precisa aceitar abuso emocional de ninguém, independente de quem seja.

Boa parte das pessoas com transtornos psicológicos não sabe o que causa todas as crises, e isso dificulta muito no tratamento. Para além de questões nítidas como xingamentos, acusações e menosprezo, os abusos emocionais passivos são os que geralmente causam mais transtorno.

(Lembrando que muitas vezes nós mesmos cometemos esses erros, e claro, também podemos corrigi-los)

abuso emocional

Bruno Aguirre

Um dos principais tipos de abuso emocional passivo é a culpa. É muito desgastante viver em um ambiente onde você sempre leva a culpa de tudo, mesmo de situações que nem sequer estejam ao seu controle. Muitas vezes as pessoas fazem com que nos sintamos culpados por tudo que acontece, e até mesmo por sermos tratados de forma abusiva.

Além da culpa, um ambiente familiar regido pela desaprovação, fofoca, sabotagem, rejeição e imposição não deve ser aceito de forma alguma. Caso sofra come essas atitudes, você deve recriminar a pessoa. Claro que as coisas não são tão simples assim, mas a primeira coisa a se fazer é conversar seriamente e esclarecer as coisas, se mesmo assim não resolver, então se afaste.

Por causa do convívio, pode ser complicado excluir tais pessoas de sua vida. Mas se possível, tome distância em favor de sua saúde mental. A única coisa que você não deve fazer é aceitar esses abusos.

Gostou do texto? Sou dono do blog ‘O Lado B’ e tenho um livro publicado chamado ‘desamparo’. Nele há poesias sobre existencialismo e absurdismo. Caso você possa e queira, compre a versão física ou o e-book na Amazon. Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s