A evolução emocional oferecida por Bojack Horseman, melhor animação dos anos 10

Há seis anos Bojack Horseman estreava prometendo ser mais uma comédia de humor satírico no estilo de Simpsons e Family Guy, hoje finalizada, a série foi contra tudo o que esperavam dela e se consolidou como a melhor animação dos anos 10, segundo a revista Rolling Stone.

A maturidade da série se desenvolveu junto com a do protagonista, passando por situações bastante intensas que deixaram a comédia quase nula. A série até começa meio bobinha com seu humor adulto, porém ao passar dos episódios, adota o pessimismo existencial e os personagens vão sendo aprofundados de uma maneira singular.

A produção nos propicia um desenvolvimento emocional imenso através de centenas de reflexões sobre nós mesmos e a sociedade. Temas como suicídio, existencialismo, abuso emocional, aborto, perda, solidão, drogas, traumas, demência, dependência química e morte são abordados de forma nua e crua na série.

As vezes em que Bojack Horseman nos faz botar o dedo em feridas abertas são incontáveis, a produção é bastante forte e chega a ser cruel, mas ensina a sermos pessoas melhores através da superação. Ela usa a premissa de que ignorar os problemas não fará com que eles sejam vencidos, sendo assim, a saída é encarar de frente e sofrer todos os golpes.

Por esse motivo, a série não é recomendada para todos. Ela contém incontáveis gatilhos que podem nos fazer afundar de vez na depressão, e se você não estiver preparado para lidar com sentimentos conturbados, é melhor não assistir. No entanto, não há uma pessoa que tenha terminado a série e não se tornasse mais madura emocionalmente.

O propósito neste artigo é comentar sobre alguns temas que a série aborda, nos fazendo ter um amadurecimento como indivíduos. Com a exceção de cenas descritas sem contexto, esse texto não contém spoilers.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s