Clipe de Cassiane romantiza violência contra mulher e desencoraja denúncia

Na última sexta (17), a cantora gospel Cassiane lançou o videoclipe da música ‘A Voz’ no YouTube. No entanto, a produção vem causando polêmica por acabar romantizando a violência contra a mulher, além de desencorajar a denúncia.

No vídeo, uma mulher sofre com as agressões de um marido apontado como alcoólatra e mesmo que ele deixe marcas da violência nela, a mulher não denuncia. Ao invés disso, ela ‘reza’ para que o marido se conserte.

Nas imagens o homem chega a pegar o dinheiro das contas para comprar bebida, e até mesmo rouba dinheiro da esposa. Sendo assim, a mulher decide ir embora deixando um bilhete dentro de uma bíblia, onde afirma que o perdoa o homem e ora por ele.

Para consolidar de vez a imagem negativa do vídeo, no fim, os dois se encontram novamente e trocam sorrisos, como se todos os problemas tivessem desaparecido.

Nos comentários, várias pessoas aprovaram a música, mas criticaram a mensagem que o clipe passa. Até agora ele tem 89 mil deslikes no YouTube.

O meio evangélico vem se mostrando bastante preocupante na questão da violência contra mulher. Segundo uma pesquisa feita pela teóloga Valéria Vilhena, no doutorado da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, 40% das mulheres vítimas de agressão física e verbal se declararam evangélicas.

“Quando essa mulher vai procurar o seu pastor para dizer que ela está sofrendo violência, normalmente ela não recebe apoio, o pastor aconselha mais submissão, em nome de Deus: ‘seja sábia, fique calada, não enfrente’. A questão da interpretação, da hermenêutica da teologia, acaba fortalecendo ainda mais esse quadro de violência contra as mulheres no meio evangélico, porque a teologia que é passada é a da obediência ao marido. Normalmente, essas mulheres acabam culpando o satanás, o inimigo, o diabo, algo externo. Elas não conseguem olhar para a própria relação de violência que vivem”, conta Valéria em entrevista à UOL.

Valéria Vilhena

A produção do clipe foi gerida por Jairinho Magalhães, e a distribuição é da MK Music. Após a polêmica, Cassiane se manifestou e admitiu a falha no clipe, dizendo ser a favor da denúncia.

View this post on Instagram

Vai ficar tudo bem… Eu sei! Eu sei quem eu sou em Deus! . . “Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa”. (Hebreus 10:23) E eu sei q tenho promessa DELE! Se me conhecessem ou pelo menos respeitassem minha história (de 39 anos dando frutos)… Com amor falariam: “Cassiane, seria bom colocar a informação da denúncia no clipe…” É um assunto extremamente real. Mas não é isso que está acontecendo! Recebi vários ataques e julgamentos terríveis de pessoas que dizem “pregar o amor” mas são tão insensíveis que não pararam um instante se quer p/ ver o histórico, p/saber se foi proposital ou um erro, uma falha! Atacam como se “jogassem no lixo” toda uma história! Deus me conhece… E sabe que sou a favor da denúncia! NUNCA falaria p/ qualquer pessoa p/ não denunciar e viver sob agressão! Inclusive, ousadamente incentivamos no clipe a vítima mesmo guiada pela fé, a romper essa história e mudar de postura. Os inimigos de Deus, não creem que Deus pode sim, fazer esse milagre, e transformar qualquer pessoa. Eu creio e vou crer até o fim! Porém, na mesma hora falei c/ a gravadora, e a MK prontamente entendeu q houve uma falha ao aprovar sem essa informação tão importante. A HUMILDADE PROCEDE DE DEUS! Sou humilde e aceito que houve uma falha, um erro em não expor sobre a denúncia explicitamente. Reafirmo que sou totalmente a favor da denúncia! Quem acompanha a minha história, saberia que eu apoio a denúncia de qualquer tipo de crime! A Biblia é meu manual de Fé: Deus é Amor mas é Fogo consumidor! Eu sou serva verdadeira do Deus altíssimo!!! Não sou “fake”, não vivo de mentiras! O @jairomanhaes_ me perguntou: Cassi teu coração está limpo? Eu disse sim! Então guarde isso: Para Amigos, você não precisa dar explicações. P/ os “inimigos” não adianta se explicar. De qualquer forma… Eu e a MK (Marina q é a responsável pelo roteiro), já estamos agindo, e com humildade (como já disse), peço perdão e já começamos com as mudanças… estamos corrigindo. Denuncie: DISQUE 180 #NãoAAgressão #NãoSeCale A Paz do Senhor Jesus a todos!

A post shared by Cassiane (@cassianecantora) on

Na madrugada de hoje (20), uma nova versão do vídeo com mensagens de incentivo à denúncia foi colocada no ar. Nela o homem é denunciado e preso, no entanto o final continuou o mesmo. Qual sua opinião?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s